Rolar a tela do celular é super normal hoje em dia, mas você já parou pra pensar que o celular é tipo o novo cigarro? Cada vez que você passa para o próximo vídeo é como dar uma tragada, e cada vez que muda de app, é como acender um cigarro novo. Mesmo que você não queira admitir que é viciado em redes sociais, vários estudos já mostraram que as redes sociais são nocivas.
Um médico americano, Vivek Murthy, disse ao New York Times que o Congresso americano devia exigir que as plataformas de mídia social colocassem avisos sobre os danos à saúde mental, igual aos que têm nos maços de cigarro.
Outro ponto é que muitos pais de adolescentes estão preocupados com o uso constante das redes sociais, porque seus filhos estão demostrando sinais de depressão e ansiedade.
Assim como os avisos nos maços de cigarro falam do risco de câncer de pulmão, as redes sociais também precisam mostrar alertas sobre os perigos do uso excessivo, como depressão e ansiedade, mesmo que esses avisos não sejam tão eficazes.
As plataformas digitais estão diminuindo a interação ‘face to face’. Muitas vezes, as pessoas estão na mesma mesa, mas, em vez de conversarem, ficam trocando mensagens entre si.
Mesmo que vários CEOs das big techs já tenham sido pressionados pelo Congresso americano sobre os problemas que as redes sociais causam, como abuso infantil, suicídio e outros tipos de violência, até agora, nada de prático foi feito pra proteger a saúde mental dos jovens.
A sociedade deve se envolver mais com esse tema: o Congresso, as big techs, os pais, as escolas e a mídia. A ideia é usar as redes de forma controlada. Vou listar aqui as ideias que as redes sociais deveriam seguir para manter o ambiente digital menos insalubre:
-
- Alertas e Notificações de Uso: Adicionar alertas que avisem os usuários sobre o tempo de uso e sugiram pausas regulares, além de informar sobre os impactos negativos do uso prolongado, como depressão e ansiedade.
-
- Limites de Tempo: Deixe os usuários configurarem limites diários de uso, com notificações insistentes quando o tempo estiver acabando.
-
- Moderação de Conteúdo: Marcar postagens que possam conter desinformação e indicar sites de checagem, bloqueando automaticamente discursos de ódio.
-
- Recursos de Bem-Estar: Incluir opções de bem-estar como meditação guiada, exercícios de respiração e dicas para saúde mental, acessíveis diretamente na plataforma.
-
- Transparência nos Algoritmos: Tornar os algoritmos de recomendação mais claros e permita que os usuários ajustem as preferências de conteúdo para evitar exposição a conteúdos viciantes ou prejudiciais.
-
- Bloqueio de menores de 14 anos: As plataformas deveriam seguir a lei da Florida nos Estados Unidos que não permitem menores de 14 anos terem acesso as plataformas digitais. Desta forma muitos jovens estariam protegidos de tantos conteúdos maliciosos.
-
- Políticas de Privacidade: Proteger a privacidade dos usuários com políticas rigorosas de proteção de dados dando a eles maior controle sobre como as informações pessoais são compartilhadas.
-
- Encorajamento à Interação Offline: de saúde mental, diretamente na plataforma.
Qual a sua opinião sobre esse assunto. Você acha que realmente as redes sociais são o novo cigarro?
Receba minhas análises no seu e-mail